quarta-feira, 24 de agosto de 2016

DNIT apresenta ao FPTT obras que vão melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de Natal

Superintendente do DNIT, Walter Fernandes, explica intervenções a
secretários da Região Metropolitana (Foto: Alan Victor/FPTT)
Obras vão ser realizadas na BR-101 Sul, Reta Tabajara e Ganho de Igapó.

Na última quarta-feira (24), os membros do Fórum Permanente de Trânsito e Transporte da Região Metropolitana de Natal (FPTT) se reuniram na sede da Prefeitura de Macaíba para conhecer os projetos que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tem para melhorar a mobilidade urbana na Grande Natal.

Foram apresentados pelo órgão federal as intervenções que serão realizadas na Reta Tabajara, que liga Natal a Macaíba passando por Parnamirim; na BR-101 Sul, no trecho entre Natal a Parnamirim; e no Gancho de Igapó, que serve de acesso as cidades de São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim e ao Aeroporto Internacional Aluísio Alves.

Segundo Walter Fernandes, superintendente do DNIT, as principais artérias das cidades de Natal são rodovias federais. “Em Natal, a BR-101 e a Avenida Tomaz Landim são vias importantes no trânsito da cidade e servem de ligação para as cidades da Região Metropolitana. Esta é uma grande oportunidade das cidades melhorarem sua infraestrutura viária”, pontou.

A secretária de Mobilidade Urbana (STTU) de Natal e presidente do FPTT, Elequicina Santos, acredita que estas obras ajudarão a melhorar a mobilidade entre as cidades de forma considerável. “O acesso de Natal para Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo, Ceará-Mirim, Extremoz e demais cidades da Região Metropolitana – assim como o inverso – será muito mais rápido com a eliminação destes pontos de conflito que existe hoje entre o trânsito local e o metropolitano”, ressaltou.

Além de apresentar as intervenções que serão realizadas, Walter Fernandes pediu apoio as cidades na orientação do trânsito e operação dos desvios para execução da obra. “Vamos precisar muito da ajuda de vocês para que a obra ocorra sem muitos prejuízos para população”, pontuou. Os apoios foram garantidos pela secretária da STTU, por Juedson Costa – secretário de Trânsito e Transporte de Macaíba (SMTT), Paulo Roberto Macedo – diretor do Departamento de Trânsito de São Gonçalo do Amarante (DEMUTRAN), e José Rubens Jacinto Segundo – secretário adjunto de Trânsito e Transporte de Parnamirim (SETRA).

OBRAS NA RETA TABAJARA
A duplicação da Reta Tabajara busca melhorar a ligação entre Natal, Parnamirim, Macaíba e as regiões do Seridó e Oeste do estado. De acordo com Willy Saldanha, que é técnico do DNIT, a obra vai contar com viadutos, passarelas, pontes e uma ciclovia. “Um dos viadutos que vamos construir é no acesso à Escola Agrícola de Jundiaí da UFRN, eliminando o semáforo existente naquele ponto”, informou.

Para Juedson Costa, secretário da SMTT de Macaíba, estas intervenções vão facilitar o trânsito dos pedestres na rodovia. “As passarelas vão evitar que as pessoas passem pelas duas pistas da rodovia, aumentando sensivelmente a segurança do trânsito”, ressaltou.

OBRAS NA BR-101 SUL
Já na ligação entre Natal e Parnamirim pela BR-101 Sul, Alexandre Pereira – técnico do DNIT –, informou que a obra está em fase de drenagem e vai contar com viadutos, passarelas e ampliação das marginais. “Ao todo, são seis viadutos e cinco passarelas ao logo de todo o trecho para eliminar os gargalos existentes hoje”, informou.

Para José Rubens Jacinto Segundo, secretário adjunto da SETRA de Parnamirim, o acesso à cidade serão beneficiados com estas obras. “Este viaduto na entrada de Nova Parnamirim vai permitir um tráfego contínuo na BR-101, melhorando e muito o trânsito na área”, comemorou. A secretária da STTU de Natal, Elequicina Santos, também gostou do projeto. “O acesso à Cidade Satélite e Neópolis vai ser realizado com mais facilidade”, pontou.

Segundo Walter Fernandes, superintendente do órgão federal, o DNIT pensou em obras que deixem as cidades livres para mudar suas vias. “Todos os viadutos são na via expressa, onde ela passa por cima do acesso local. Desse modo, as cidades podem alterar os fluxos das vias mantendo a funcionalidade do viaduto”, ressaltou.

OBRAS DO GANCHO DE IGAPÓ
A intervenção no Gancho – que serve de ligação para o Aeroporto e entre as cidades de Natal, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e Extremoz – consiste na construção de um viaduto e um túnel. “A Av. Tomaz Landim passará pelo viaduto, enquanto o acesso local será feito pela rotatória e o túnel que será construído”, informou o engenheiro do DNIT, Willy Saldanha.

Para Paulo Roberto Macedo, diretor do DEMUTRAN de São Gonçalo do Amarante, esta obra no Gancho de Igapó vai resolver esse antigo problema. “Hoje vem carros de Natal, São Gonçalo, Ceará-Mirim e Extremoz para passar ali e parar naquele semáforo; dificultando o trânsito dos municípios ao norte da Grande Natal”, observou. A opinião foi compartilhada pelo secretário de Defesa Social de Ceará-Mirim (SEDEC), Francisco Rilton Júnior. “Para nós que moramos em Ceará-Mirim vai ficar ótimo, vamos passar direto e chegar mais rápido na nossa cidade”, comemorou.

Atualmente, de acordo com os representantes do DNIT, a obra está em fase de desapropriação e na análise das interferências que causará nas redes de água, energia e gás. Além do viaduto e do túnel, também serão construídas duas passarelas.

PRÓXIMA REUNIÃO
Além da apresentação das obras do DNIT, também foi pauta da reunião a data e a cidade que vai receber a próxima reunião do Fórum, que será dia 13 de setembro, em São Gonçalo do Amarante.

Além dos citados, participaram da reunião Evandro Fernandes – representante do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Capitão Charleson Alves dos Santos – representante do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), Hugo Sanches e Antônio Dias – ambos do DNIT, Rommel Bezerra – da SMTT de Macaíba, e Walter Pedro da Silva – secretário adjunto da STTU de Natal.